Oradores/Speakers

Abraham Hurtado

Abraham Hurtado (Murcia, Espanha). Vive e trabalha em Berlim desde 2005. É performer e artista plástico, tendo colaborado com inúmeros artistas visuais da dança e do teatro em Espanha e internacionalmente. Com outros artistas residentes em Berlim, gere a plataforma artística AADK, com cujos artistas membros apresentou trabalhos em mais de vinte e cinco países na Europa, no México, nos EUA, na Turquia entre outros. A arte que produzem é particular a cada membro adoptando porém configurações e estratégias comuns nas suas apresentações. Desde 2012 que Abraham Hurtado dirige o Centro Negra, um espaço para a investigação e criação contemporâneas em Blanca, Murcia (Espanha). O seu trabalho foi apresentado em diversas galerias na Europa, América do Sul e em Centros de Arte Contemporânea tais como La Conservera (Murcia), Moderna Museet (Estocolmo) e o CCCB (Barcelona).
Abraham Hurtado (Murcia, Spain). Lives and works in Berlin since 2005. Is a performer and plastic artist, having collaborated with numerous visual artists and dance and theatre companies within Spain and internationally. Together with other artists resident in Berlin he runs the AADK art platform and network, with whose artists he has regularly presented his work in over twenty-five countries in Europe, Mexico, the USA and Turkey, among others.
The art they produce is specific to each member but the configuration and strategies they adopt for their presentations are developed in common with the invited artists. Since 2012, Abraham Hurtado is the artistic director of Centro Negra, a space for investigation and contemporary creation in Blanca, Murcia (Spain). His work has been presented in several Art Galleries in Europe, South America and Contemporary Art Centers such as La Conservera (Murcia), Moderna Museet (Stockohlm) and CCCB (Barcelona).

Angie Cotte

Angie Cotte (França) é licenciada em Teatro e Literatura e trabalhou para teatro infantil antes de entrar na "Eurocreation Agency" em 1990. É membro fundador do "European Pépinières programme" uma rede de residências criativas na Europa. Organizou uma série de conferências em toda a Europa para os representantes das autoridades locais e regionais particularmente nas capitais europeias da cultura de 2000 a 2008, antes de trabalhar com o Fundo Roberto Cimetta desde 2009 em novas parcerias para a mobilidade artística na zona euro-árabe. Em 2003, concluiu o mestrado e escreveu a sua tese sobre o desenvolvimento das competências interculturais dos cidadãos da UE. Orienta alunos da área socio-cultural das Universidades de Bobigny e Senart que pretendam desenvolver projectos de cooperação na UE.
Angie Cotte (France) obtained her Bachelors degree in Theatre and Literature and worked for a children’s theatre before entering the “Eurocreation Agency” in 1990. Part of the initial team of the “European Pépinières programme” a network of creative residencies in Europe. Organised a number of conferences throughout Europe for representatives of local and regional authorities particularly in European capitals of Culture from 2000 to 2008, before working with the Roberto Cimetta Fund since 2009 on new partnerships for artistic mobility in the Euro-Arab zone. In 2003 she obtained her Masters degree and wrote her memoire on developing intercultural competences for EU citizens. She is also a lecturer for students from the socio-cultural field wishing to develop cooperation projects in the EU (Universities of Bobigny and Senart).

Elisabete Paiva

Elisabete Paiva é Mestre em Estudos de Teatro, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com a dissertação “Teatro para Crianças: do impulso de jogo ao desejo de ser espectador”, e licenciada em Teatro/ Produção pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Enquanto produtora independente colaborou com o Teatro O Bando, o Teatro do Vestido, Pedro Sena Nunes e Luís Castro e, entre 2003 e 2005, com o CENTA – Centro de Estudos de Novas Tendências Artísticas, momento fundador da sua actividade actual. Neste contexto desenvolveu vários projectos artísticos com as comunidades locais, donde se destacam, por serem pioneiros, o Programa de Formação Artística Contínua para o 1º ciclo e o Projeto (R)Existir, com Filipa Francisco, um dos primeiros de formação e criação com reclusos a nível nacional. Foi entre 2006 e 2014 responsável pelo Serviço Educativo d’A Oficina, em Guimarães, designadamente do Centro Cultural Vila Flor e do Centro Internacional das Artes José de Guimarães. Colocou nesta programação para públicos jovens a experiência artística ao centro de uma prática de questionamento sobre o mundo e sobre a relação entre o individual e o colectivo. Neste contexto criou e editou o LURA – jornal de artes e educação e concebeu o Programa Mais Dois – Programa de Aprendizagem em Artes Performativas para o 1º ciclo. Criou e programou o Serviço Educativo de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. Foi docente na Universidade Lusófona do Porto, responsável pelo módulo de Programação Cultural, na Pós-graduação em Gestão e Comunicação Cultural, e é responsável pelo módulo de Estratégias de Programação no curso de Gestão e Produção nas Artes Performativas no Forum Dança, em Lisboa.
Actualmente é a Directora Artística da Materiais Diversos.
Elisabete Paiva holds a MA in Theatre Studies (Porto University), with a thesis on “Theatre for Children: from the impulse of playing to the desire of being a spectator,” and a BA in Theatre/Production (Lisbon Theatre and Film School). As a freelance producer she has worked with Teatro O Bando, Teatro do Vestido, Pedro Sena Nunes, and Luís Castro. Between 2003 and 2005, she worked at CENTA (CSNAT – Centre for the Study of New Artistic Tendencies), which marked a turning point in her career. In this context she developed several artistic projects with local communities, from which two stand out: PFAC Program for Continual Artistic Education in primary schools and (R)Existir, with Filipa Francisco, one of the first arts and education projects with imprisoned people in Portugal.
Between 2006 and 2014 she headed the Education Department at A Oficina, in Guimarães, including CCVF Centro Cultural Vila Flor (performing arts) and CIAJG Centro Internacional das Artes José de Guimarães (visual arts). In this programme for young audiences, artistic experience was at the centre of a questioning of the world and the relationship between the individual and the collective. In this context she conceived and edited LURA – Arts and education newspaper and Mais Dois – Performing Arts Education Program in primary schools. She was the programmer of the Education Department of Guimarães 2012 ECOC. She taught at Universidade Lusófona do Porto, leading a seminar in Cultural Programming in the postgraduate programme in Management and Communications. She is presently the Artistic Director of Materiais Diversos.

Francisco Motta Veiga

Francisco Motta Veiga é licenciado em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade Nova de Lisboa. É Director Executivo da empresa TerraCulta – Consultoria, Produção e Gestão Cultural Lda. [www.terraculta.pt] especializada em consultoria na área cultural e no desenvolvido projectos de produção cultural, com particular destaque para as áreas patrimoniais e museográficas. Foi Manager da Unidade de Coordenação das 42 Redes Nacionais da Fundação Euro-Mediterrânica Anna Lindh [www. annalindhfoundation.org] entre 2014 e 2015, numa missão em Alexandria (Egipto), preparatória do novo programa da FAL 2015-2017. Entre 2005 e 2012 foi igualmente Coordenador Executivo da Rede Portuguesa da Fundação Anna Lindh. Foi Director Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, 2009-2013 e Administrador não executivo da EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural do Município de Lisboa, 2011-2013. Foi Administrador da Fundação Centro Cultural de Belém com os pelouros da Programação Cultural e do Marketing, 2001-2004 e Assessor para os Assuntos Culturais do Primeiro Ministro António Guterres, 1997-2001.
Francisco Motta Veiga holds a degree in Social and Human Sciences from the New University of Lisbon. He is Director of TerraCulta – Consultoria, Produção e Gestão Cultural Lda. [www.terraculta.pt] cultural consultancy and production company, with particular focus on heritage, museology and museography issues. He was Manager of the Network Coordination Unit of the Anna Lindh Euromediterranenan Foundation [www.annalindhfoundation.org], between september 2014 and March 2015 in a mission in Alexandria (Egypt). Between 2005-2012 he was also Head of the Portuguese Network of the Anna Lindh Foundation. He served as Director for Culture of the City of Lisbon, 2009-2013 and Member of the Board (non executive) of EGEAC E.M., Lisbon Municipality’s public enterprise for Management of Facilities and Cultural Animation, 2011-2013. He was Member of the Board of Centro Cultural de Belém Foundation, responsible for Cultural Programming and Communication, 2001-2004, and Cultural Affairs Attaché of Prime Minister António Guterres, 1997-2001.

Gesa Ziemer

Gesa Ziemer (PhD) é directora do Laboratório de Ciências na Universidade da cidade de Hafen em Hamburgo, em colaboração com o MIT Media Lab, em Cambridge. É também professora de Teoria e Prática da Cultura (na área da cultura urbana) e vice- presidente de Investigação na Universidade de Hafencity em Hamburgo. Actualmente é porta-voz do Research Training Group Performing Citizenship. Colabora regularmente, como docente convidada, com a Faculdade de Arte e Design de Lucerne. Gesa Zimmer é membro do Conselho Consultivo da Böll Foundation “umdenken", Universidade de Arte e Design de Lucerne, Urban Arts Ruhr e do centro de curadoria coreográfica PACT Zollverein de Essen.
Gesa Ziemer (PhD) is Director of the City Science Lab at the HafenCity University, a collaboration with the MIT Media Lab in Cambridge. She is professor of cultural theory and cultural practice (in the field of metropolitan culture) and Vice-President of Research at the HafenCity University Hamburg. Currently she acts as spokesperson for the Research Training Group Performing Citizenship. She keeps regular guest teaching at the College of Art and Design Lucerne. She is a member of the advisory boards Böll Foundation “umdenken”, University of Art and Design Lucerne, Urban Arts Ruhr and the curatorship choreographic center PACT Zollverein Essen.

João Fiadeiro

João Fiadeiro pertence à geração de coreógrafos que emergiu no final dadécada de oitenta e que, na sequência do movimento “pós-moderno” americano e dos movimentos da Nouvelle Danse francesa e belga, deu origem à Nova Dança Portuguesa. Grande parte da sua formação é feita entre Lisboa, Nova Iorque e Berlim, tendo depois sido bailarino na Companhia de Dança de Lisboa (86-88) e no Ballet Gulbenkian (89-90). Em 1990 fundou a Companhia RE.AL que, para além da criação e difusão dosseus próprios espectáculos, apresentados com regularidade um pouco por todaEuropa, Estados Unidos, Canadá, Austrália e América do Sul – acompanhou erepresentou artistas emergentes, ao mesmo tempo que acolheu e apresentou, no âmbito dos LAB/Projectos em Movimento, artistas transdisciplinares. Em 2008 suspendeu a sua actividade enquanto coreógrafo e autor, desviando oseu foco de interesse para iniciativas onde o processo – em oposição ao produto – passa a ser o objecto central, condicionando assim a sua actividade e a programação desenvolvida pelo Atelier Real, estrutura da qual é director artístico. O método de Composição em Tempo Real, desenhado inicialmente para apoiar a escrita coreográfica e dramatúrgica dos seus trabalhos, afirma-se entretanto enquanto instrumento e plataforma teórico-prática para pensar a decisão, a representação e a colaboração tanto na arte como na vida. Essa investigação acontece em colaboração com as mais diversas disciplinas – como a economia, a neurobiologia ou as ciências dos sistemas complexos – e tem-no levado a orientar workshops em programas de mestrado e doutoramento em escolas e universidades portuguesas e estrangeiras.
João Fiadeiro belongs to the generation of choreographers that emerged towards the end of the 1980s and, following the American post-modern movement as well as the French and Belgian Nouvelle Danse movements, gave rise to the Nova Dança Portuguesa [New Portuguese Dance]. A large part of his education and training was carried out between Lisbon, New York and Berlin. He then joined the Companhia de Dança de Lisboa [Lisbon Dance Company] (1986-88) and the Gulbenkian Ballet (1989-90). In 1990 he founded the RE.AL Company that supported the creation and diffusion of his own shows, regularly presented all over Europe, the US, Canada, Australia and South America, and also represented and coached emerging artists, as well as transdisciplinar artists during the LAB/Projectos em movimento [LAB/Moving Projects]. In 2008 he suspended his activity as a choreographer and author, turning his focus to projects where the process – opposing to the product – becomes the central object, a shift that conditioned his activity and the program developed by Atelier Real, the structure of which he is the artistic director. The Real Time Composition method, that was first designed to support the writing and the dramaturgical composition of his works, has in the meanwhile become a theoretical-practical tool and platform to understand and rethink decision, representation and cooperation, both in art and in life. This research develops in cooperation with many other disciplines, such as economy, neurobiology and complex systems sciences, and it has lead João Fiadeiro to coordinate workshops in Masters and PhDs in several national and international schools and universities.

Karima Mansour

É licenciada e mestre em Dança Contemporânea pela London Contemporary Dance School, Inglaterra, depois de ter completado a sua licenciatura em Cinema no Instituto Superior de Cinema, da Academia das Artes, no Cairo, Egipto. Depois do seu retorno ao Egipto, Mansour fundou a companhia MAAT for Contemporary Dance em 1999, a primeira companhia de dança independente estabelecida no país. Desde então, criou 18 trabalhos coreográficos que continuam a ser apresentado em vários festivais internacionais, bem como mais de 20 colaborações em Teatro e Cinema. Karima também formou MAAT Dance M.E.C.A. (Movimento MAAT para a Arte Contemporânea), uma iniciativa que tem desenvolvido a dança através de obras coreográficas e workshops organizados, ministrados por Karima Mansour e/ou convidados de todo o mundo, incluindo a exibição de filmes de dança e discussões em torno do tema da dança e coreografia. Karima Mansour tem leccionado na Cairo Opera Dance Theatre Company. Em 1998, foi professora assistente do Ballet Institute, Academy of Arts. De 1999 a 2000, Professora Adjunto de dança, como parte de PVA (Performance and Visual Arts Department) na American University In Cairo (Outono de 2010). Mansour é fundadora e actual directora artística do Cairo Contemporary Dance Center, CCDC, operando sob a tutela do Maat Dance M.E.C.A. Mansour continua a trabalhar como professor freelancer a nível nacional e internacional, criando, executando e desenvolvendo seu próprio trabalho coreográfico e linguagem.
She graduated with both a B.A and a Masters degree in Contemporary Dance from the London Contemporary Dance School, London, England after having completed her B.A in Film from the High Institute of Cinema, Academy of Arts in Cairo, Egypt. Upon her return to Egypt she founded her company MAAT for Contemporary Dance in1999, the first Independent dance company to be established in the country. Since then she has created 18 full choreographic works that continue to be performed in various International festivals, as well as more than 20 various collaborations in Theatre and Film. Karima has also formed MAAT Dance M.E.C.A (MAAT Movement for Egyptian Contemporary Art) which is an initiative that continues with the work MAAT has been busy with throughout the years of developing dance through choreographic works and organised workshops, that are taught by Karima Mansour and/or invited guests from all over the world, including dance film screenings and discussions revolving around the topic of dance and choreography. Karima Mansour has been a teacher for the Cairo Opera Dance Theatre Company. In 1998, an Assistant Professor at the Ballet Institute, Academy of Arts. From 1999 to 2000, Adjunct Professor of Dance, as part of PVA (Performance and Visual Arts Department) at The American University In Cairo (Fall of 2010). Mansour is current founder & Artistic Director of the Cairo Contemporary Dance Center, CCDC, operating under the umbrella of Maat Dance M.E.C.A. Mansour continues to works as free-lance teacher nationally and internationally while creating, performing and developing her own choreographic work and language as an artist.

Krystel Khoury

Krystel Khoury (Líbano) é antropóloga, investigadora em dança e activista cultural. Estudou dança em França antes de se formar em Artes Cénicas (mestre da Universidade Lumière Lyon II) e em Antropologia de Dança e dinâmicas interculturais (doutora da Universidade de Clermont-Ferrand II). Os seus interesses, campo de pesquisa e actividades de gestão culturais deram-lhe um amplo conhecimento sobre as dinâmicas emergentes do sector das artes e o seu desenvolvimento na região do Médio Oriente. Publica sobre dança e é membro activo em redes internacionais de políticas culturais (U40 arabesque Unesco) e em organizações regionais e internacionais (Arab Theatre Training Centre, Roberto Cimetta Fund). Actualmente, continua a implementar iniciativas culturais locais e facilita a projectos colaborativos entre instituições árabes e europeias.
Krystel Khoury (Lebanon) is an anthropologist, dance scholar and cultural activist. She trained as a dancer in France before majoring in Performing Arts (M.A., University Lumière Lyon II) and in Anthropology of Dance and intercultural dynamics (Ph.D., University Clermont-Ferrand II). Her research interests and fieldwork experiences and cultural managing activities have provided her with a wide knowledge on the arts sector emergent dynamics and its development in the Middle East region. Besides her publications on dance, she is active in international cultural policies advocacy networks (U40 arabesque Unesco) and part of regional and international organizations (Arab Theatre Training Centre, Roberto Cimetta Fund). Today, she continues implementing local cultural initiatives and facilitates collaborative cultural projects between Arab and European cultural institutions.

Melih Kiraç

Melih Kıraç é um bailarino e performer sediado em Istambul. Melih trabalhou com Meg Stuart na performance Off Course na Plataforma de Dança Istambul em 2010, e actualmente trabalha com Companhia Çiplak Ayaklar e Marc Vanrunxt . O foco do trabalho de Melih é o nosso habitat. Como é que este habitat nos forma e transforma ? A sua pesquisa mais recente gira em torno da composição de um corpo no espaço público / presente, um espaço não-existente, a construção de um espaço. Dentro deste contexto, ele cria vídeo-arte, instalações e peças coreográficas.
Melih Kiraç is a dancer and performer based in Istanbul. He has worked with Meg Stuart in the performance Off Course in 2010, Modern Dance Istanbul and is currently working with Çiplak Ayaklar Kumpanyasi and Marc Vanrunxt. The focus of Melih’s work is people’s habitat. How does this habitat transform and how does it shape people? His most recent research revolves around the composition of a body in a public/present space, a non-existent space, constructing a space. Within this context he creates video-art, installations and choreographic pieces.

Mihram Tomasyan

Performer turco, licenciou-se em 2001 pelo Departamento de Dança Moderna da Universidade de Belas Artes Mimar Sinan. Em 2002 Mihran viajou para França e completou a sua formação na área da dança no Centro Nacional de Dança Contemporâna de Angers. Em 1999 Mihran trabalhou com Rebecca Lazier nos Estados Unidos da América e no Canadá, e com o Yard Dance Group no Marthas Vineyard Island em 2000. No mesmo ano Tomasyan também actou no Festival New York Downtown. Na Turquia Mihran trabalhou com os coreógrafos Aydın Teker eTuğçe Ulugün Tuna. Aquando da sua participação na bienal Gümrü na Arménia no ano de 2003, Tomasyan criou e fundou a companhia de dança “Cıprak Ayaklar Kumpanyası”. Mihran também actou com a Companhia Cre-Ange em Paris e com a companhia “Da Motus” na Suiça. Em Istambul, Tomasyan trabalha o movimento e a dança com vídeo e instalação na companhia Çıplak Ayaklar.
After finishing Getronagan High School in 1997, Mihran Tomasyan graduated from the Department of Modern Dance at Mimar Sinan Fine Arts University in 2001. He went to France and completed his dance education at Angers National Centre of Contemporary Dance in 2002. He danced with Rebecca Lazier both in America and Canada in 1999; with the Yard Dance Group in the Marthas Vineyard Island in 2000. In the same year, Tomasyan also performed at the New York Downtown Festival. In Turkey, he worked with choreographers, Aydın Teker and Tuğçe Ulugün Tuna. Tomasyan started founding the dance company, “Cıprak Ayaklar Kumpanyası”, when he danced in the Gümrü Biennial in Armenia in 2003. He also danced with the “As Palavras” Dance Company in Belgium and Companie Cre-Ange in Paris and the “Da Motus” Company in Switzerland as well. In Istanbul, Tomasyan works on movement and dance with video and installation at the Çıplak Ayaklar Kumpanyası.

Panayiotis Neufelt

Panayiotis Neufelt é o fundador e presidente do Conselho Internacional de Artes Independentes (IARC) e do Conselho de Artes da Grécia (ACG). É membro honorário em três Conferências anuais (Cultura, Desenvolvimento e Aviação). Tem uma presença política como conselheiro, comentador, escritor de artigos e orador. Tem escrito para peças de teatro, roteiros para cinema de curta e longa metragem, crítica de teatro e poesia. Desde 1996, produziu uma série de artigos e participou em apresentações e discursos públicos. Estudou Acting, Dança, Direcção e produção teatral na Grécia e no Reino Unido (Diamantopoulos, Veaki, Akis Davis, Zouzou Nikoloudi, Dimitris Raikos, Primavera Boman, Monica Pagneux e workshops), e (1981-2000) trabalhou como actor, director e produtor na Grécia, Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, Austrália, EUA. Dirigiu três peças teatrais. Participou em cursos de Direcção MA (Universidade de Middlesex), Contabilidade, Finanças e Gestão Financeira (Universidade Birkbeck & SOAS) e também tem uma licenciatura em Gestão da Aviação e Negócios da London Metropolitan University.
Panayiotis Neufelt, is the Founder and President of the International Independent Arts Council (IARC) & the Arts Council of Greece (ACG). He is Honorary Board Member on three Annual Conferences (Culture, Development and Aviation). He has an on-going political presence as political advisor, commentator and article writer and public speaker. He has written and translated plays, short and long length cinematography scripts, theatre critics (technical analysis on the direction) and poetry. Since 1996, he has produced a number of papers and presentations, he has given many open air public political speeches. He has studied Acting, Dance, Theatre Directing, and Production in Greece and in the UK (Diamantopoulos, Veaki, Akis Davis, Zouzou Nikoloudi, Dimitris Raikos, Primavera Boman, Monica Pagneux and workshops), and previously (1981-2000) worked as an actor, director & producer in Greece, UK, France, Germany, Holland, Australia, USA. He has directed three theatrical plays. He participated in MA Directing courses (Middlesex University), Accountancy, Finance and Financial Management (Birkbeck University & SOAS) and also holds BSc Hons degree in Aviation Management & Business London Metropolitan University.

Susana Costa Pereira

Licenciada em Ciências da Comunicação, pela Universidade Nova de Lisboa, FCSH. Responsável pelo subprograma Cultura no Centro de Informação Europa Criativa; PPC – Ponto de Contacto Cultural no Programa Cultura da União Europeia; Consultora na IGAC – Inspecção-Geral das Actividades Culturais; Directora de Projectos e Clientes na Master Link, Sistemas de Informação; Directora de Área de Negócio Online e Direcção de Marketing no Grupo Media Capital; Técnica Superior no Instituto de Cinema, Audiovisual e Multimédia; Consultora no Gabinete do Ministro da Cultura (Iniciativa Mosaico); Account Senior nas agências de comunicação ADBD Communicare e IPSIS, Comunicação e Imagem.
Degree in Communication Sciences by the Universidade Nova de Lisboa. Responsible for Culture Subprogramme of the Creative Europe Desk Portugal; CCP – Cultural Contact Point for Culture Programme 2007-2013; Adviser to General Inspection for Cultural Activities (IGAC); Project Manager at Master Link, Information Systems; Business Manager and Marketing Manager at Grupo Media Capital; Senior official at Institute for Cinema, Audiovisual and Multimedia; Consultant to the Ministry of Culture (Mosaico Initiative); Senior account at ADBD Communicare and IPSIS, Communication and Image .