Palestras • Lectures

O Meu Processo • My Process

Joclécio Azevedo - Desdobramentos

9 Mar 18h • 6pm | 60' | Teatro da Trindade - Salão Nobre

Tempo de produção, tempo de montagem, tempo de apresentação, tempo de reflexão, tempo de desmontagem, tempo de divulgação, tempo de espera. O meu tempo e o tempo do outro, tempos inter-conectados, tempos descontínuos. Intermitências resulta de um processo de criação coreográfica que incidiu sobre o uso do tempo num processo de criação artística, utilizando a ideia de desdobramento enquanto ferramenta de trabalho e servindo como moldura para pensar a ideia de produção, questionando o que é que se produz num processo criativo. O projecto foi realizado em vários espaços do Teatro Municipal do Porto – Rivoli, culminando com uma apresentação no grande auditório Manoel de Oliveira. Uma série de curtas residências artísticas deram origem a apresentações em processo que se desdobraram em novos processos de trabalho, em novas explorações de matérias e de relações, criando um ambiente mutável e permeável à negociação permanente. Intermitências é simultaneamente o nome do projecto de residências (com 3 apresentações intermitentes) e da criação coreográfica que resultou deste processo de trabalho. Nesta palestra pretendo falar sobre as fases do processo de trabalho e questionar as ambiguidades das relações entre aquilo que consideramos ser processo ou produto, criação ou apresentação, artista ou instituição.

O Meu Processo • My Process

Rafael Alvarez

10 Mar 18h • 6pm | 60' | Culturgest - Sala 2

Partilho algumas das linhas centrais do meu processo de criação e das estratégias de pesquisa e composição, lançando para reflexão algumas questões em torno do seu modus operandi e dando relevo a uma dimensão imagética e cenográfica do corpo em movimento. Em que medida um processo auto-representativo e auto-referencial se constitui como processo de representação/transformação do mundo, questionando o lugar do corpo? Exponho ainda a minha experiência e trabalho desenvolvido em projectos de dança inclusiva e dança na comunidade. No final da palestra serão partilhados materiais performativos explorados no workshop SELF-SERVICE: Solos Multiplicados, desenvolvido com um grupo de alunos da Escola Artística António Arroio.

O Meu Processo • My Process

Vânia Rovisco & António Olaio

12 Mar 18h • 6pm | 60' | Teatro da Trindade - Salão Nobre

O questionamento e a reflexão sobre os modos de apresentação e execução estão presentes no meu universo artístico. A conversa apresenta-se num lugar onde conferência e performance co-habitam. Nesta conversa-performance dá-se uma continua passagem entre a palavra e o gesto que ocorrem lado a lado e em simultâneo. Propus ao António Olaio falar sobre performance ao tempo que eu actuo em paralelo uma performance sua. Desta justaposição surge um terceiro lugar unicamente perceptível por quem assiste, o público. Entre estes dois movimentos há algo a (re)descobrir que acontece na organização de ideias, gestos e noções emitidas: as palavras ganham gestos, os gestos ganham palavras.
Do que falamos exactamente quando falamos da performance? Como discursar e experienciar o tema que se discute? Mais do que falar sobre o processo do projecto REACTING TO TIME, portugueses na performance, faz sentido agarrar o momento para potencializar outras formas de conversar sobre, acompanhado por uns dos primeiros agentes da performance em Portugal, o António Olaio.